segunda-feira, 26 de março de 2012

Dia do Livro Português


Escrevendo ou lendo nos unimos para além do tempo e do espaço, e os limitados braços se põem a abraçar o mundo; a riqueza de outros nos enriquece a nós. Leia.

- Agostinho da Silva

domingo, 25 de março de 2012

Antonio Tabucchi (1943-2012)


A arte tem uma maneira oblíqua de dizer as coisas, buscando zonas obscuras, a dos naufrágios. A realidade é importante, mas o filtro da arte é muito mais.

- Antonio Tabucchi

Foto de Irina Ionesco



Afirma Pereira - 1995
Mastroianni e Mário Viegas partiriam no ano seguinte.
Hoje quem nos deixou foi Tabucchi.

:(
D E P

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água



* Num mundo habitado por 7 mil milhões de pessoas e que aguarda por mais 2 mil milhões até 2050, questões como a segurança alimentar e acesso a água potável não podem ser ignorados. As estatísticas referem que cada um de nós consome em média... 2 a 4 litros de água por dia, no entanto, a maioria desta água está integrada nos alimentos. Por exemplo, produzir 1 quilo de carne de vaca consome 15 mil litros de água enquanto para a produção de um quilo de trigo são “apenas” necessários 1500 litros.

Actualmente mil milhões de pessoas passam fome e uma vez que os recursos hídricos já estão sob pressão é necessário agir para mudar o paradigma. Neste Dia Mundial da Água, as Nações Unidas alertam que “o mundo está com sede porque nós estamos com fome.” Como tal sugerem uma série de acções que cada um de nós pode adoptar no dia-a-dia para diminuir a nossa pressão sob este recurso: Seguir uma dieta mais saudável e sustentável, consumir produtos que precisam de menos água para serem produzidos e reduzir o desperdício de alimentos. Cerca de 30% dos alimentos produzidos nunca são consumidos e a água utilizada para os produzir está definitivamente perdida.

Segundo a Quercus o Plano Nacional da Água continua muito atrasado, dado que deveria ter sido publicado em 2010. Trata-se de um instrumento de gestão das águas, de natureza estratégica, que estabelece as grandes opções da política nacional da água e os princípios e as regras de orientação dessa política, a aplicar pelos Planos de Gestão de Bacias Hidrográficas e por outros instrumentos de planeamento e gestão dos recursos hídricos.

As metas de saneamento também ainda estão longe do objectivo proposto, registando-se um desvio de 9% na drenagem e de 19% no tratamento de águas residuais. Verificam-se ainda muitos casos de descargas ilegais provenientes de indústrias ou de instalações agro-pecuárias, degradação das margens dos cursos de água, com depositação de resíduos nas suas margens, proliferação de espécies invasoras e ocupação indevida dos leitos de cheia. A instalação de infraestruturas hidroelétricas diversas nos cursos de água afectam de forma muito significativa a conectividade e a ligação ao longo dos mesmos. Estas infra-estruturas não só afectam os caudais dos rios, como contribuem muito significativamente para a degradação da qualidade da água e impedem a passagem de peixes migratórios, muitos destes com elevado valor económico.

*Retirado de Naturlink e corrigido ao abrigo do meu direito discordante sobre o acordo ortográfico

quarta-feira, 21 de março de 2012

Poetas e Árvores


II Soneto para Cesário

Se te encontrasse, agora, na paisagem
nocturna dos fantasmas da cidade,
contava-te dos nossos pobres versos
...
no teu rasto de sombra e claridade
Contava-te do frio que há em medir
a distância entre as mãos e as estrelas,
com lágrimas de pedra nos sapatos
e um cansaço impossível de escondê-las
Contava-te – sei lá! – desta rotina
de embalarmos a morte nas paredes,
de tecermos o destino nas valetas
De uma história de luas e de esquinas,
com retratos e flores da madrugada
a boiarem na água das sarjetas.

13 de Fevereiro de 1994

Dinis Machado (21 de Março de 1930 -3 de Outubro de 2008)

sábado, 17 de março de 2012

Dia de Elis ♥

 Dia de Elis ♥

 "O importante é não aceitar o jogo, ser anti-sucesso".

 "Cantar, para mim, é sacerdócio. O resto é o resto".

 "Eu quero é ter vida privada, e não privada na vida".

 "Sou como assum-preto, que precisa cantar muito mais depois que lhe tiram os olhos".

 "Me tomam por quem? Uma imbecil? Sou algo que se molda do jeitinho que se quer? Isso é o que todos queriam, na realidade. Mas não vão conseguir, porque quando descobrirem que estou verde já estarei amarela. Eu sou do contra. Sou a Elis Regina do Carvalho Costa que poucas pessoas vão morrer conhecendo".

 "Tenho o prazer de me danar e me recompor sozinha. Não preciso de muletas".

"Sempre vou viver como camicase. É isso que me faz ficar de pé". 

 "A lucidez me leva às raias da loucura".

Salvé Elis Rainha ♥

quarta-feira, 14 de março de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012



Gracias a la vida que me ha dado tanto.
Me ha dado la marcha de mis pies cansados;
con ellos anduve ciudades y charcos,
playas y desiertos, montañas y llanos (...)
 
 - Violeta Parra

sexta-feira, 9 de março de 2012

A Síndrome do Animal Preto - NÃO JULGUEM UM ANIMAL PELA SUA COR!


Cães e gatos pretos são sempre os últimos a serem adoptados...
Funcionários dos abrigos de animais dos Estados Unidos denominam esta situação por “síndrome do cão preto”: cães e gatos pretos são frequentemente os últimos a serem adoptados e os primeiros a serem sacrificados.

...
Há algumas explicações para este facto que vão desde superstições até à ideia de que gatos pretos trazem azar. Existe até a hipótese de que os animais pretos são difíceis de fotografar bem e, por isso, mais difíceis de serem divulgados.

Vivemos numa cultura construída em torno da aparência. Se pensarmos num filme que exiba um cão como sendo o diabo, ele será preto. As bruxas dos filmes também têm sempre um gato preto...

Alguns abrigos norte-americanos mudaram a iluminação, usando cobertores de cores claras ou ainda vestindo os animais para que eles consigam uma foto melhor para ser colocada nos sites, anúncios e flyers.

Seth Casteel, fotógrafo de Los Angeles, afirma que qualquer animal de abrigo representa um desafio, mas os pretos estão no topo da lista. “Para fotografar um cão ou um gato preto de forma eficaz, precisamos capturar a personalidade, as características físicas e outros detalhes importantes. A chave é a iluminação e a velocidade do obturador”, disse Casteel. “Animais pretos devem ser fotografados na sombra ou num dia nublado, não sob a luz do sol directa”, recomenda o fotógrafo.

O site da Sociedade de Protecção e Prevenção da Crueldade Animal de Oahu, no Havai, fala sobre a síndrome do cão preto e pede aos potenciais tutores:
NÃO JULGUEM UM ANIMAL PELA SUA COR!