sexta-feira, 9 de março de 2012

A Síndrome do Animal Preto - NÃO JULGUEM UM ANIMAL PELA SUA COR!


Cães e gatos pretos são sempre os últimos a serem adoptados...
Funcionários dos abrigos de animais dos Estados Unidos denominam esta situação por “síndrome do cão preto”: cães e gatos pretos são frequentemente os últimos a serem adoptados e os primeiros a serem sacrificados.

...
Há algumas explicações para este facto que vão desde superstições até à ideia de que gatos pretos trazem azar. Existe até a hipótese de que os animais pretos são difíceis de fotografar bem e, por isso, mais difíceis de serem divulgados.

Vivemos numa cultura construída em torno da aparência. Se pensarmos num filme que exiba um cão como sendo o diabo, ele será preto. As bruxas dos filmes também têm sempre um gato preto...

Alguns abrigos norte-americanos mudaram a iluminação, usando cobertores de cores claras ou ainda vestindo os animais para que eles consigam uma foto melhor para ser colocada nos sites, anúncios e flyers.

Seth Casteel, fotógrafo de Los Angeles, afirma que qualquer animal de abrigo representa um desafio, mas os pretos estão no topo da lista. “Para fotografar um cão ou um gato preto de forma eficaz, precisamos capturar a personalidade, as características físicas e outros detalhes importantes. A chave é a iluminação e a velocidade do obturador”, disse Casteel. “Animais pretos devem ser fotografados na sombra ou num dia nublado, não sob a luz do sol directa”, recomenda o fotógrafo.

O site da Sociedade de Protecção e Prevenção da Crueldade Animal de Oahu, no Havai, fala sobre a síndrome do cão preto e pede aos potenciais tutores:
NÃO JULGUEM UM ANIMAL PELA SUA COR!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dentro da nave