quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Peter Murphy

Coliseu dos Recreios, noite memorável esta.

Escrevi no meu diário:

Quando cheguei aos Restauradores vi uma enchente de veludos, rendas, top hats, e corpetes. Eles e elas muito brancos, olhos sublinhados a khol, alguns acabados de sair dos seus coffins, ou algo parecido, mas muita gente, também, de outras latitudes estéticas e faixas etárias...

 

Foi uma ave, um bailarino, um actor, um cantor, imenso, gigante.
Brincou com a luz e a sombra, as mãos lindíssimas,(dois cachuchos fantásticos sobressaíam do indicador e anelar) acenavam, contraíam-se, tentavam tocar-nos. Deu tudo ao público, incluindo muita simpatia. Elogiou o Coliseu e a cidade de Lisboa (e não viu ele, ainda, a beleza de Torres Novas....) transformou-se em cada segundo , qual semi-deus, ora no gótico primordial, ora no étnico-sufi, ora vogando pelo acústico, ora rasando num explosivo rock. E nós, mortais, ouvimo-lo numa intensidade impossível de descrever e muita, muita emoção.



Trepou por um escadote colocado atrás do baterista e subiu, subiu, subiu, enquanto entoava Hurt de Trent Reznor. Seguiram-se muitas mais, Cuts you Up, Deep Ocean, All Night Long, Bela Lugosi's Dead, Huvolla, A Strange Kind of Love, She's In Parties, Deep Ocean...
Uma voz intensa em 2 horas e 3 encores de Retrospective Tour.



Secret Cover, dizem, é mais intimista e irá contar com versões de John Lennon (Instant Karma), David Bowie (Space Oddity) e Joy Division (Transmission).

Lá estarei, como sempre!


30 de Outubro - Centro Cultural de Ílhavo
31 de Outubro - Aula Magna, em Lisboa
1 de Novembro - Casa da Música no Porto

6 comentários:

  1. Quando se referem a Peter Murphy, a memória funciona e recua até ao ano de 1979 e ao 12" "Bela Lugosi´s Dead" e ao LP "In The Flat Field" de 1980 dos Bauhaus e a da sua breve aparição no filme "The Hunger" de Tony Scott, realizado em 1983, com as interpretações de Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon, um filme algo gótico, meio de terror. Peter Murphy era o seu vocalista e julgo que esse foi, igualmente o seu melhor período com cantor gótico.

    Oeiras, 29/10/2009 - Jorge Brasil Mesquita

    ResponderEliminar
  2. Na verdade ele não ficou muito estagnado no goticismo. Depois dos Bauhaus iniciou um percursso, que vai para além de um estilo. É comovente escutar no meio de um arranjo rock instrumentos de sopro e percusssão étnicos (com preferencia pelas sonoridades turcas e arménias). Ele sabe fundir uma série de universos, sendo que ainda mantém umas asas de morcego, mas num voo contrapicado em direcção ao céu.
    Vais ao concerto?
    Bj*

    ResponderEliminar
  3. O dramatismo sensual Murphiano...
    Incontornável.
    Penso que apesar de um percurso diferente,em grande parte motivado pela sua crênça islâmica,Murphy será sempre o Senhor da intensidade Bauhesca.Faz questão disso.Agora que aprendeu a lidar com a luz...acende e apaga a vela a seu belo prazer.A diferença reside aí.
    Poderoso?!Sempre.
    E como adoro voar com ele...


    (Tenho bilhete,mas não vendo! :))

    ResponderEliminar
  4. Olá, Né. Parabéns pelas fotografias.

    Olá, Jorge e XII.

    Peço licença pela "intromissão" na conversa, mas li a pergunta «Vais ao concerto?» e não resisto a responder: «Sim, até que enfim, ao cabo de tantos e tantos anos, vou poder vê-lo/ouvi-lo ao vivo» (no sábado serei "debutante", portanto), pois sempre que Peter Murphy esteve em Portugal ― uma mão-cheia de ocasiões perdidas por mim ― nunca tive o ensejo de ir aos concertos dele.

    Aqui para vós que ninguém me ouve: só eu sei a energia que irradiei ― modéstia à parte ― a dançar ao som de "Passion of Lovers" (dos Bauhaus)...

    Voltando ao Peter a solo: "Strange Kind of Love" e "All Night Long" são, por exemplo, dois títulos (de dois temas bastante escutados) que combinam na perfeição.

    Não esquecendo Ílhavo nem o Porto,
    oxalá a Aula seja ― uma vez mais ― Magna
    (em plena Noite das Bruxas)!

    ResponderEliminar
  5. A "intromissão" é muito bem vinda :))
    Bom saber que vais!

    Uma noite Murphiana eheheheheh

    PS- Obrigada por teres gostado das fotos
    Bj*

    ResponderEliminar
  6. Happy Halloween, Né & Tribe.

    http://periodiccircumspection.blogspot.com/2009/10/strange-kind-of-love-peter-murphy.html

    http://periodiccircumspection.blogspot.com/2009/10/peter-murphy-passa-noite-ds-bruxs-na.html

    http://periodiccircumspection.blogspot.com/2009/10/lettie-in-lisbon-too-tonight.html

    ResponderEliminar

Dentro da nave