quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A viola itinerante



Fotos de Paulo Braula Reis

Por esta altura, era o ano de 1978, tinha decidido deixar Coimbra. A grande utopia era o mundo ser a minha casa e eu ser do mundo. Para trás ficavam pequenas estórias de uma miúda, que aos 10 anos teve a sua 1ª guitarra e cantava em forma de duo com a amiguinha da escola, Anabela Tavares e que atravessou os melhores anos do 25 de Abril (de 1974 a 1978) com a Brigada Victor Jara fundada juntamente com os amigos Jorge Gouveia Monteiro, Jorge Seabra e Rosa Lameiras - neste ponto houve sempre alguma discordância cronológica por parte de alguns membros (posteriores), que ao festejarem os anos de Brigada se "esquecem" de convidar quem dela foi semente.... Recordo com muita saudade e por uma questão de honra: o Zé Maria Almeida, músico fenomenal (e que connosco há-de correr os comícios e sessões durante a campanha eleitoral de 1976), o Jorge Santos (voz soberba) e tempos depois, finais de 76, a entrada do Jorge Ferreira (um extraordinário acordeonista) o Joaquim Caixeiro (famoso pelo seu humor, voz e ritmo) a Ananda Fernandes* (minha colega de liceu) e o Amílcar.
Mas, como dizia, a miúda fez-se ao mundo porque estava na sua essência ser uma inconformada e partir à descoberta de outras rotas.
Haverá mais estória!
* Depois da Anabela ter ido para outro liceu juntava-me, ocasionalmente, à Ananda que tocava viola e era uma expert em Joan Baez. Gostávamos de cantar a duas vozes, ela soprano, eu contralto e soava muito bem. Assim, nem pensei duas vezes em a convidar para a Brigada porque as polifonias ficavam mais enriquecidas com outra voz feminina e de cristal, como a dela :)

5 comentários:

  1. Fotografias iNÉditas ― muito bonitas.
    Aleluia! [1]
    Charamba! [2]
    Obrigado, Brigada!
    _______
    [1] http://www.youtube.com/watch?v=q-tgzRIqq9s
    [2] http://www.youtube.com/watch?v=NmDwD_2cYDA

    ResponderEliminar
  2. "Por uma questão de honra" :)
    Fico-me pelas fotos...
    O estado puro.E duro.
    Beijo.Obrigada pela partilha,Maria *

    ResponderEliminar
  3. Honra feita a eles os que são "esquecidos" por quem não devia...
    Bj*
    Obrigada Hélder :)

    ResponderEliminar
  4. Sim...
    Um bem-haja a todos os "esquecidos"! :)

    ResponderEliminar

Dentro da nave