segunda-feira, 2 de maio de 2011

O REI ALPHONSO

Estandarte de D. Afonso V



Guerreiro apaixonado, ele foi também "um amador da Ciência" e "um Rei Cavaleiro, à moda das novelas e romances da Távola Redonda", em cuja alma "a flor da Cavalaria medieval desabrochava com toda a exuberância e irreverência fértil em quimeras, atrás das quais corria, inspiradora de aventuras como as de Amadis (...)
Fólio de Amadis de Gaula, edição de 1526, impressa em Sevilha por Jacobo Cromberger, alemão e João Cromberger



Do interesse cultural de D. Afonso V, uma das mais notáveis vertentes da sua política, deve-se realçar as muitas honras que deu aos sabedores, os muitos livros que coleccionou, as muitas bolsas de estudo e outras verbas " ad hoc" concedidas a escolares do Estudo Geral e, sobretudo, o papel que assumiu como Protector do Estudo até 1479. Renuncia ao cargo neste ano pelo facto das múltiplas ocupações lhe não permitirem desempenhá-lo bem tendo, então, recomendado para o mesmo o Cardeal Jorge da Costa, o Alpedrinha. Como Protector do Estudo Geral, intrometeu-se profundamente na vida da Escola, com prejuízo da autonomia de que a mesma gozava. D. Afonso V arrogou-se o direito de confirmar, alterar e esclarecer, por si próprio, o Estatuto do Estudo Geral, quando assim o entendesse, bem como o direito de confirmar os alvarás ou cartas dadas pelos seus antecessores.
Cadeira de estado ou estadela de D. Afonso V - peça em exposição no MNAA



Do rol dos muitos livros que coleccionou fazia parte a obra de Hermas, o Pastor, um tratado de grande fôlego místico, do século II da nossa era. E é sabido que, quando em Arrás, Rouen e Honfleur (França), desiludido e desanimado com a má fé de Luís XI, depois do duque de Lorena ter atacado e morto Carlos "o Temerário", com quem D . Afonso V se fora encontrar na tentativa de com ele estabelecer um pacto de paz com os exércitos do rei de França, o soberano português, abatido e desejoso de renunciar ao mundo, passava longas horas no seu quarto, a ler e a escrever.


texto retirado de http://www.triplov.com/hist_fil_ciencia/amorim/rei_alphonso/rei_culto.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dentro da nave